KLINDER RH

Bem-vindo(a) a KLINDERRH

O QUE É UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

image2

VAMOS DIFERENCIAR O RECRUTAMENTO DE SELEÇÃO

RECRUTAMENTO é o ato de atrair candidatos para uma determinada vaga. É feito através de anúncios e outras formas de atração de profissionais. Normalmente um processo de recrutamento se inicia com muito currículos (mais de 100) para cada vaga, mas não necessariamente estão adequados ao perfil * necessário, por isso é necessário que seja feito um processo de triagem**.

* PERFIL

São as características necessárias para executar uma determinada atividade. São as competências necessárias para o desempenho de uma função / cargo. Para esse caso também são verificados habilitações e formação. 

**TRIAGEM

É o processo de separação dos candidatos mais próximos ao perfil proposto. Essa separação é realizada normalmente através da análise do currículo para verificar se o candidato possui as condições necessárias para executar uma atividade. Por esse motivo o currículo apresentado é muito importante, mesmo que preenchido diretamente nos sistemas das empresas ou consultorias. Procure colocar cuidadosamente as informações para que o selecionador tenha condições de identificar o potencial para preenchimento das vagas existentes.

FALANDO SOBRE SELEÇÃO

SELEÇÃO é o ato de identificar o candidato mais adequado (aderente) ao perfil da vaga. Não falamos em melhor candidato, mas o que for mais adequado. O processo de entrevista é muito importante para isso, além de testes e outros meios de avaliação. Prepare-se, esteja sempre bem informado sobre a vaga, empresa e outras características importantes. Chegue sempre no horário (preferencialmente com antecedência), vestido adequadamente. Leve um currículo impresso. 

PORQUE UM BOM CURRÍCULO

O currículo é uma forma de ser notado(a) e  abrir uma porta para participação em processos seletivos.

Normalmente que vê o seu currículo também verá centenas no mesmo dia.

Objetividade fará com que o seu currículo seja triado entre muitos para a sequência em um processo seletivo, com entrevistas, testes e etc.

A diferença entre participar em um processo seletivo (ou não) pode ser o currículo. eu digo pode, pois existem outros fatores envolvidos, mas não corra o risco de ser excluído de um processo por simplesmente não ter um currículo bem montado.

CADASTRE SEU CURRÍCULO EM NOSSO SITE

PARTICIPAÇÃO EM ENTREVISTAS

image3

CHEGUE ANTES

É normal que o entrevistador se atrase, mas o candidato SEMPRE deve chegar antes. A dica para esse caso é 20 minutos antes. Esse tempo é importante para você tomas uma água, se ambientar, reparar no local, perceber cultura, costumes, e etc. Jamais se irrite com recepcionista, ou outros fatores. Se apresente de bom humor, mas seja discreto(a).

VISTA-SE ADEQUADAMENTE

É muito importante que você perceba o estilo que deve se vestir para evitar um erro. Tente obter informações na internet sobre a empresa onde vai. 

Exemplo: Se for em uma fábrica, esteja de sapato fechado, roupa de bom gosto, mas se seja condizente com "fábrica". 

Se for em um escritório, talvez seja o caso de roupa mais social.

Evite causar impacto, isso normalmente não trás em bons resultados.

Sinta-se bem vestido para a ocasião. Outros aspectos também podem ser importantes, como perfume (sem exagero), barba feita (se usar barba tenha ela desenhada e recentemente aparada).

POSTURA DURANTE A ENTREVISTA

No momento da entrevista evite balas, chicletes e etc. Sente-se sempre com o encosto da cadeira colado em suas costas e evite se debruçar na mesa. Evite manter os braços cruzados. A melhor posição é manter os braços sobre as pernas ou no apoio da cadeira (quando tiver).

Não deixe sua bolsa sobre o colo, tente coloca- la na cadeira ao lado, ou pendurada na sua própria cadeira.

LEVE UM CURRÍCULO

Uma forma fácil de ganhar um ponto é ter um currículo em mãos (digo numa pasta plástica de preferência). Quais as vantagens: Se o entrevistador não tiver, ele ficará satisfeito com o seu. Se o entrevistador tiver o seu currículo, você mostrará interesse e organização.

A pior situação é: O entrevistador não tem o currículo na hora (por qualquer motivo ele perdeu ou não recebeu) e você também não tem. Certamente sua entrevista ficou prejudicada. 

Ou seja: Você sempre ganha pontos tendo um currículo impresso em mãos.


FALE APENAS O NECESSÁRIO

As vezes a pessoa vai bem até certo ponto da entrevista e começa a contar fatos, ou dizer coisas desnecessária.

Falar muito não agrada, contenha-se.

Procure responder com clareza o que lhe é perguntado, isso sempre foi uma boa receita.

As vezes o próprio entrevistador (experiente) lhe dará corda para você falar e dizer coisas que possam ser desagradáveis e isso tenderá a lhe reprovar. TENHA CUIDADO.

POR

Klinder Coelho dos Santos

Consultor em RH e Formação Profissional

Downloads

Baixe aqui um modelo de currículo para você fazer a atualização do seu. Ter um currículo personalizado na hora de uma entrevista te coloca em destaque, por isso faça o melhor com as dicas e modelos que está disponível para você.

Como orientação adicional, depois que fizer a sua personalização  salve também um modelo PDF para enviar por e-mail quando for solicitado. 

EM BREVE VÁRIOS MODELOS DE CURRÍCULOS COM TEXTOS PRONTOS PARA VOCÊ UTILIZAR.

modelo de currÍculo convencional (doc)

Baixar

ADMINISTRATIVO (docx)

Baixar

ANALISTA DE MARKETING (docx)

Baixar

COMPRAS (docx)

Baixar

NUTRIÇÃO (pptx)

Baixar

VENDAS- COMERCIAL (doc)

Baixar